Seres com Espírito – O Homem
Ser com espírito, corpo e alma
1. O HOMEM
A Antropologia é a ciência que estuda o homem (no grego: antropos – Homem; logos – Estudo). Há várias ciências que se preocupam em estudar o homem, dentre elas:
- A Antropologia científica
Procura as origens.
Procura descobrir as características diferentes do homem (altura, cor da pele, cabelo, línguas). - A Antropologia Religiosa (ver a história dos Egípcios, Babilônios, Filisteus, Gregos, Etíopes…)
Procura conhecer a divindade (Os Hebreus eram monoteístas enquanto os outros povos eram politeístas).
❖ EVOLUCIONISMO BIOLÓGICO
O Homem é uma raça que evoluiu de organismos unicelulares para o seu estado mais elevado por meio de uma série de transformações biológicas ocorridas a milhões de anos, onde muitos acreditam que o ser humano tinha vida marítima, uma pequena célula, que deu origem a uma outra forma de vida, e com o passar dos anos, foi tomando nova forma de vida até chegar no homem.
(No 5º dia o Senhor criou a vida marítima – Gênesis 1:20-21, depois a vida do espaço – Gênesis 1:20-21, de seguida a vida selvagem terrena – répteis e domésticos – Gênesis 1:24-25, e por fim no 6º dia a formação do Homem – Gênesis 1:26-27).
1 Coríntios 15:39 – “A carne dos animais é diferente da carne do ser humano.”
❖ CRIACIONISMO BÍBLICO
As Escrituras Sagradas descrevem em Gênesis 1:26-27 e 2:7, 21-23, a criação do homem.
Adão, no Hebraico Adam, significa avermelhado, ou aquele que foi feito de adamah (terra) e que tem a pele da cor de edom (vermelho), por causa do dam (sangue).
O homem não é apenas uma criação de Deus, o homem é mais que uma criatura, pois existe entre o homem e Deus uma relação muito profunda, já que o homem foi criado para viver numa situação familiar com Deus, isto é, numa íntima comunhão. Isaías 43:7 e Efésios 2:12.
❖ CONSELHO CELESTIAL PARA A CRIAÇÃO DO HOMEM
Esta reunião definiu:
- A criação do ser humano.
- A estrutura física do homem – A sua imagem.
- A estrutura espiritual do homem – A imagem de Deus.
- Os objetivos de Deus para com o homem – Frutificar.
FUNÇÃO | REFERÊNCIAS |
---|---|
Dominar a Criação | Gênesis 1:27-28, 9:2, Salmo 8:4-8, Hebreus 2:5-9 |
Multiplicar-se e Povoar a Terra | Gênesis 1:28, 2:24, 9:1-7 |
Alimentar-se (erva, frutos) | Gênesis 1:29, 9:3-4 |
Trabalhar, Cultivar e Guardar o Jardim | Gênesis 2:15 |
Obedecer a Deus | Gênesis 2:16-17 |
INSTINTOS | NATURAIS | PECADO |
---|---|---|
O Desejo de Dominar | Gênesis 1:28b, Salmo 8:6-8 | Soberba da Vida |
O Sexo | Gênesis 1:28, 2:24 | Depravação Sexual |
O Desejo de se alimentar | Gênesis 1:29, 3:6 | Excesso, Gula |
O Desejo Estético | Gênesis 2:9a, 3:6 | Cobiça dos Olhos |
1.1 – A Natureza Física
De acordo com as Escrituras, o homem possui uma dupla natureza: ele é corpo físico, e este corpo físico possui um espírito. Gênesis 2:7, 1 Coríntios 2:11, Tiago 2:26.
O homem foi formado do pó da terra, e assim o corpo humano é formado por material inorgânico, que recebeu um tratamento plástico de Deus, o criador da terra. A palavra hebraica para “formou” é yêtser, que significa “deu forma, modelou”, ou seja, recebeu a ação de um artista plástico que dá ao barro a forma que deseja. No momento em que Deus criou o homem, Ele preparou-o fisicamente para obedecer à Sua vontade divina, dando-lhe capacidade para:
- Multiplicar-se
- Povoar a terra
- Dominar os peixes, aves e animais.
- Entre outros.
❖ DEUS ASSUMIU A FORMA HUMANA NA ANTIGUIDADE
- Gênesis 18:1-32 – Abraão
- Gênesis 32:24-29 – Jacó
❖ DEUS ASSUMIU FORMA HUMANA NA TEOFANIA
Muitas vezes, Deus para se revelar aos homens utilizou diversos métodos:
- Visões subjetivas
Quando Deus se revela ao homem e este não está consciente.
Exemplos: caso da visão de Jacó – Gênesis 28:10-17, e o sonho de José – Mateus 1:18-25. - Visões objetivas
Quando Deus comunicava com os profetas, e os mesmos estavam conscientes.
Os teólogos chamam a estas manifestações de Teofania, que significa aparições divinas.
❖ DEUS ASSUMIU FORMA HUMANA EM CRISTO
Deus, apesar de dispor de muitas maneiras para se revelar ao homem, escolheu a ENCARNAÇÃO HUMANA, como expressão máxima de sua revelação. Hebreus 1:1-4.
Se Deus tinha em vista a encarnação de seu Filho para a salvação do mundo (1 Pedro 1:19-20), as formas de revelação em sonhos, visões subjetivas e objetivas facilitaram a identificação de Deus em Jesus Cristo. Assim, o homem feito à imagem de Deus podia entender um Deus que se fazia à imagem do homem.
1.2 – Natureza Espiritual
De acordo com Gênesis 2:7, Deus fez o Homem do pó da terra, e soprou nas suas narinas, e o homem se tornou alma vivente. A palavra “soprar” no Hebraico é napach, e indica a ação de por o ar em movimento. O ar em movimento é vento (quem assopra faz vento).
A palavra “vento” no hebraico é ruach, e indica uma energia vital superior, e é traduzida por Espírito, ou seja, o Espírito existe, tem personalidade, pode viver fora do corpo, é imortal, faz parte da divindade de Deus.
❖ DICOTOMIA
Aqueles que crêem que o homem é Dicotomo, defendem a tese de que o homem é formado por duas substâncias: a natureza física (Corpo) e a natureza espiritual (Imaterial ou espírito). A Dicotomia crê que alma e espírito são a mesma coisa, não diferenciando as passagens bíblicas que apresentam alma e espírito, baseando-se nas seguintes passagens:
Mateus 10:28 e Atos 2:31.
❖ TRICOTOMIA
Esta corrente de pensamento acredita que o homem é formado por espirito, alma e corpo, com base em:
Hebreus 4:12, Salmo 43:5, 1 Tessalonicenses 5:23. Esta é a sequência correta segundo I Tessal. 5.23. Muitos consideram o homem corpo, alma e espirito, mas existe aqui um erro de percepção, porque em primeiro lugar com mais valor é o espirito, enquanto o corpo é simplesmente pó. O primeiro e segundo voltam a Deus e serão eternos enquanto o terceiro se aniquila na terra.
1.3 – O CORPO
A parte física do homem é totalmente material, como a palavra diz, é apenas corpo. Foi feito do pó, e para o pó voltará (Eclesiastes 12:7). (O pó é constituído por água, H2, O2, N, P, Fe, sal…) (Está sujeito ao decaimento, a doenças e à morte).
O corpo humano que recebemos ao nascer não será o mesmo corpo que o homem terá após o arrebatamento da igreja, na eternidade futura. O corpo após o arrebatamento da igreja e a ressurreição dos mortos é um corpo diferente. 1 Coríntios 15:49-54 diz: “e nós seremos transformados”. Assim, entendemos que o corpo humano passará por uma grande transformação no arrebatamento da igreja. Os salvos em Cristo receberão um corpo glorioso (Filipenses 3:21), serão transformados para ser um corpo celestial, pois existe corpo material e corpo espiritual.
Este corpo, quando salvo pela Graça de Cristo, é o templo do Espírito Santo – 1 Coríntios 6:19, 2 Coríntios 6:16.
1 Coríntios 15:44.
Deus criou o Homem, capacitando-o para realizar os desejos divinos.
Também Deus deu-nos capacidades e instintos. Estes instintos naturais dentro do corpo humano servem para dar qualidade à vida do homem. Vejamos alguns instintos:
- Desejo de se alimentar fisicamente.
- De se movimentar.
- De Ouvir.
- De se reproduzir.
- De Trabalhar.
- De dominar (Dominai sobre os animais da terra).
O corpo do incrédulo vai sofrer no Tormento Eterno. É um corpo com capacidade de sofrimento e inextinguível ao fogo. Daniel 12:2, Josué 5:28-29, Mateus 10:28.
1.4 – A ALMA
A alma possui relação com a parte material do homem (corpo) e a parte espiritual (Espírito). É como o meio termo, não é nem totalmente carne, nem totalmente espírito, mas possui tendências para a carne e tendências ao espírito. Assim, o homem pode perfeitamente viver num corpo físico material e obedecer a um Deus espiritual.
A alma dentro do corpo é a personalidade do homem. É a sua capacidade de pensar, decidir. Sem a alma, o corpo não vive, pois é a alma que dá qualidade de vida ao corpo. É a alma que planeja, pensa, dá ordens ao corpo para se movimentar, falar, ouvir, etc.
A alma sente o tédio. Jó 10:1.
As funções da alma:
- Pensar
- Decidir
- Organizar (Salmo 62:1)
- Comandar o corpo
- Amar (afeição – 1 Samuel 18:1, Gênesis 34:8)
- Ter Consciência (João 12:27)
- Arrependimento
- Tristeza (Jó 14:22, Mateus 26:38)
- Alegria (Salmo 35:9, 34:2)
- Ira (Jó 10:1 – ódio, tédio)
- Perseverança, etc.
A Alma deve ser conservada para o Senhor (1 Tessalonicenses 5:23, Hebreus 10:39).
Ver Apocalipse 20:4 e Mateus 10:28.
A alma é o elemento moral do homem. É a consciência das coisas (1 Coríntios 2:11).
E vive no Homem (Zacarias 12:1).
1.5 – O ESPÍRITO
O espírito dentro do corpo humano é a relação do homem com a vida espiritual, entendendo que o homem não é apenas corpo, matéria, mas também possui relação com o mundo espiritual.
Quando Deus criou o homem, Ele o fez do pó da terra, e soprou sobre o corpo de pó, e este sopro produziu alma vivente. Por isso, entendemos que a junção do corpo com o espírito (sopro de Deus) produziu a alma vivente. Logo, o homem possui uma tri-unidade: Corpo, alma e Espírito. Isaías 57:16.
O corpo humano, como já escrevemos, foi feito por Deus do pó da terra. Porém, o Espírito não foi feito, mas Deus deu de si ao homem. O sopro de Deus no homem foi como um verdadeiro presente. Deus permitiu ao homem ter em si parte do Criador. Tanto é que, quando o corpo morre, este sopro de vida, o espírito, volta ao Criador (Eclesiastes 12:7).
Sendo o Espírito a relação espiritual dentro do corpo humano, as funções do espírito dentro do homem são o de lhe dar a direção de Deus para a vida. É o espírito que mostra a vontade de Deus na vida humana. Na verdade, o Espírito busca orientar a alma para que tome decisões dentro da vontade de Deus.
- Cristo entregou o seu Espírito – Lucas 23:46.
- Estevão entregou o seu Espírito – Atos 7:59.
❖ TEORIAS DA ORIGEM DO ESPÍRITO
Emanacionismo
Ensina que o Espírito entra no homem no ato da fecundação, enviados por Deus, ou seja, a alma e o Espírito do homem já existem no céu, e à medida que nasce uma criança, Deus escolhe um deles e os envia para o corpo da criança no útero da mãe.
Transmigracionismo
Ensina que o espírito nasce com o ser vivo em escalas zoológicas inferiores e vai reencarnando em espécies superiores, passando pelo homem até atingir um grau de perfeição moral.
Criacionismo
Aqueles que crêem no Criacionismo defendem a tese de que a alma e espírito é produto da criação de Deus, ou seja, para cada criança que nasce, Deus cria um espírito e uma alma para a mesma. É como se Deus soprasse sobre cada criança, criando a sua alma e espírito, isto baseado em Hebreus 12:9, Isaías 57:16, Eclesiastes 12:7.
Traducionismo
Esta linha de pensamento ensina que o homem transmite aos filhos não só os traços de aparência física, como a cor da pele, tipo sanguíneo, altura, cor dos olhos, cabelo, etc., mas também o homem pode gerar a alma e espírito dentro do corpo humano. Entendendo que primeiro Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, e ao soprar sobre o homem o espírito de vida, lhe deu capacidade para se multiplicar, tanto no corpo, como no espírito.
1.6 – O HOMEM – IMAGEM DE DEUS?
Em Gênesis 1:27 diz que Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, mas esta semelhança é física?
Na verdade, o homem é a Glória de Deus. Este homem, como nova criatura (2 Coríntios 5:17), exalta a criação de Deus, mas a verdadeira imagem de homem perfeito foi dada pelo Senhor Jesus, este sim, O Homem.
A Bíblia fala-nos que “fomos predestinados para sermos como imagem de seu Filho”. Romanos 5:8;10;29.
Esta Imagem é aquela que refere o livro de Gênesis?
O pensamento de que o homem tem a imagem e semelhança de Deus no sentido físico é muito antigo. Nos tempos de Paulo, o mesmo já encontrou esta dificuldade – Atos 17:28-30. Na verdade, o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus – 1 Coríntios 11:7, mas isto se refere aos traços morais e intelectuais do homem e de Deus, por exemplo:
O Homem foi criado justo | Deus é justo |
---|---|
O Homem foi criado obediente | Deus é verdadeiro |
O Homem foi criado sem pecado | Deus é santo |
O Homem foi criado com sentido de amar | Deus é o amor |
O Homem foi criado misericordioso | Deus é misericordioso |
O Homem foi criado com a capacidade de perdoar | Deus nos dá o seu perdão |
1.7 – O DESTINO DO HOMEM
A Bíblia contém a origem do homem, de onde ele veio, como foi criado, o objetivo pelo qual foi criado, e ainda diz para onde ele vai.
Na sociedade em geral, existem pensamentos variados sobre esta questão. As diversas religiões, os diversos níveis de conhecimento bíblico, as diversas classes sociais, a cultura diferenciada de cada região, fazem com que existam linhas de pensamentos dos mais variáveis possíveis, e assim daremos alguns dentre eles.
O DESTINO DO CORPO FÍSICO
O costume de enterrar o corpo após a morte do homem é um costume muito antigo. Já aconteceu com os primeiros habitantes deste mundo: Abraão, Sara, Jacó, Raquel, etc. Todos foram sepultados (Gênesis 23:4, 35:20, 49:30-31, 50:5), e este costume se estende até os nossos dias.
A IMORTALIDADE DA ALMA
A alma possui natureza espiritual. É muito conhecida como a consciência do homem. A alma é eterna, não existe extinção da alma. O pensamento mais popular que diz “Morreu, acabou” (1 Coríntios 15:32) não é a expressão da verdade, pois não se pode matar a alma. A alma pode se separar do corpo no momento da morte física, mas matar a alma, isto é impossível. Em Apocalipse 20:4, fala sobre a alma daqueles que foram degolados por amor a Cristo. O corpo foi degolado, mas a alma ainda vive.
Após a morte do Rico e de Lázaro, ambos ainda podiam pensar, apreciar, viver bem ou mal. Tanto Lázaro como o rico estavam bem conscientes, tinham lembranças de suas vidas antes da morte, sabiam onde estavam. O rico demonstrou conhecer a Abraão e também a Lázaro, e também demonstrou arrependimento.
Enquanto Lázaro estava no seio de Abraão, o paraíso de Deus, que também Jesus prometeu ao ladrão na cruz (Lucas 23:43), o Rico, que neste mundo teve uma vida em desobediência, estava no Hades, um lugar de tormento, de angústia, e de muita dor. Lá, a sede é imensa, e as lembranças dos erros desta vida são constantes. O desejo de voltar ao passado, porém, isto não é possível. Existem dois destinos para a alma: um para os salvos em Cristo, e outro para aqueles que rejeitaram o amor de Cristo.
A IMORTALIDADE DO ESPIRITO
O espírito abandona o pó e volta para Deus, que o deu (Eclesiastes 12:7)
Por Samuel Pereira