Orgulho – o pecado de Lucifer
II Tim.4 -Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão … atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus… afasta-te também desses.
TER OU NÃO TER ORGULHO?
Muitos questionam se o orgulho é ou não pecado. Alguns dizem: “Eu tenho orgulho do meu pai”… outros “eu tenho orgulho da minha igreja”… e ainda “eu me orgulho de pertencer a Cristo”…
O que é que a bíblia diz sobre isto? Não nos interesse a opinião pessoal, nem o que a sociedade contemporânea está habituada a ouvir e a falar. Estudando as Escrituras reconhecemos que o orgulho foi um dos vários pecados que o querubim ungido de Deus – Lúcifer – teve ao afrontar Deus no passado.
Ele sofreu as consequências do seu erro (Orgulho, Soberba, altivez, etc) Isaías 14-11 diz “Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão. Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo”)
Este pecado é da autoria do agora príncipe das trevas – Satanás.
Ora aqueles que copiam os pecados cujo autor e promotor é Satanás não sãos os filhos de Deus mas são aqueles que tem por pai o diabo.
Disse Jesus “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”.
Pela Palavra sabemos que uma pessoa orgulhosa é sábia aos seus próprios olhos (Provérbios 3:7), por isso não está disponível para receber instrução. Se é sabia aos seus próprios olhos, não admite os pensamentos de Deus, mas sim os seus. Assim se entende que os seus pensamentos não são do Senhor pois como afirma Isaías: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.Is.55.8
O orgulho inferioriza sempre alguém porque toma como mais importante o objecto ou a pessoa que quer colocar no pedestal.
O orgulho produz excesso de confiança com respeito ao que se quer fazer sobressair. Isto faz parte da tentação e a tentação pode induzir ao pecado (1 Coríntios 10:12).
A Palavra ensina-nos a ser humildes e nunca orgulhosos. humilhai-vos…” (Tiago 4:6-10).
Somos admoestados pela Palavra de Deus a viver na Vontade de Deus (Rom.12.1-2) e a procurar a santidade (Heb.12.14), por isso o orgulho é um dos pecados que o crente deve fugir dele. Pois trata-se de um pecado perigoso. E”Deus resiste aos soberbos”.
O orgulho é para aquele que inconscientemente o pratica um princípio para a quebra dos princípios morais e espirituais que os mandamentos de Cristo ensinam. Vejam-se os versos abaixo:
Prov 16:18: “A soberba procede a ruína, e altivez do espírito precede a queda”.
Prov 11:2: “Vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria”.
Prov. 21.4 -Olhar altivo e coração orgulhoso, tal lâmpada dos ímpios é pecado.
1 João2:16: “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo”.
IICor.12.19-Perante Deus, falamos em Cristo, e tudo isto, amados, é para vossa edificação. Porque temo que, quando chegar, não vos ache quais eu vos quero, e que eu seja achado por vós qual não me quereis; que de algum modo haja contendas, invejas, iras, porfias, detracções, mexericos, orgulho, tumultos;
II Tim.4 -Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, … atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.
E ainda outros que revelam como Deus não têm prazer naqueles que vivem no orgulho ou com orgulho:
Num.24.19 – de Jacó procederá uma estrela, de Israel se levantará um cetro que ferirá os termos de Moabe, e destruirá todos os filhos de filhos do orgulho.
Isaias2. 17 – E a altivez do homem será humilhada, e o orgulho dos varões se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia.
Prov. 6.19-20 Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos (Orgulho), língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente…
O Orgulho é pecado. Muitas vezes inconscientemente se pensa que não faz mal ser orgulhoso, isso no entanto não agrada a Deus e o crente precisa de ser alguém que adora seu Deus e não aquele que gosta de fazer a sua vontade. Também se trata de um pecado arriscado, pois Deus não se deixa zombar e e este pecado lidera o rol das tentações do diabo. Tiago 4:6.
Nos dias que vivemos necessitamos de estar vigilantes contra o orgulho da beleza, porque ele eleva os corações para a auto-estima contra a reverência a Deus. Devemos vigiar contra o orgulho da riqueza porque ele nos encaminha para os falsos prazeres e para o afastamento das necessidades da Obra de Deus. Também convém estar precavidos contra o orgulho da espiritualidade porque ele afasta o crente da humildade, da pureza e da comunhão fraternal.
Finalmente é bom lembrar que a Palavra de Deus nos ensina a estar afastados daqueles que são soberbos e orgulhos… isso significa que nós, os Filhos de Deus, jamais devemos ser como eles:
I Timoteo3 – Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.