Tri-Unidade
Um estudo sobre Deus, seus atributos, funções e personagens (Pai, Filho, Espirito Santo).
TRI-UNIDADE
Nome que significa união de três partes ou expressões em uma só.
Expressão usada a primeira vez por Tertuliano Séc.II DC
Exemplo. Água nos 3 estados num mesmo recipiente.
1Jo. 5:7- Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
1 Jo.5:8 – E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num Deus é um.
O monoteísmo é uma verdade e a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma verdade.
A Unidade Divina é uma Unidade Composta, onde há realmente três pessoas distintas, cada uma das quais é a unidade, mas cada um é consciente das outras duas, em comunhão.
Não é o caso de haver três deuses independentes com existência própria.
Os três cooperam unidos no mesmo propósito.
“Eu e o Pai somos um”- Jo.10:30 – Não é Eu Sou o Pai.
O Pai cria (o filho e o Espírito são cooperadores);
O Filho redime (0 Pai e o Espírito enviam o filho a redimir)
O Espírito Santo santifica (Pai e filho cooperam nesta Obra).
A tri-unidade é uma comunhão eterna, mas a obra da redenção do homem, tornou sua manifestação histórica.
A Doutrina da tri-unidade é uma doutrina revelada e não concebida pela razão humana. (1Co.2:16). Esta Palavra não aparece na Bíblia, mas encontra-se na Bíblia, provas de sua existência.
(Não são três deuses, nem três aspectos ou manifestações de Deus, como prega o TRITEISMO). Não é uma pessoa apenas, apesar de ser um Só Deus,
O Pai ama e envia o Filho; o Filho veio do Pai e voltou para o Pai. O Pai e o filho enviam o Espírito; O Espírito intercede junto ao Pai. (Jo.17:1).
As três pessoas que compõe o ser único de Deus – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – são chamados de a tri-unidade
Através da bíblia, Deus está presente como sendo o Pai, o Filho e o Espírito Santo – não são três “deuses”, mas sim três pessoas do único Deus (veja, por exemplo, Mateus 28:19; 1Coríntios 16:23-24; 2 Coríntios 13:13).
As Escrituras apresentam o Pai como a fonte da criação, o que dá a vida e Deus de todo o universo (veja João 5:26; 1 Coríntios 8:6; Efésios 3:14-15).
O Filho é retratado mais como a imagem do Deus invisível, a representação exata do seu ser e de sua natureza e o Messias Redentor (veja Filipenses 2:5-6; Colossenses 1:14-16; Hebreus 1:1-3).
O Espírito é Deus agindo, Deus alcançando as pessoas – influenciando-as, mudando-as internamente, enchendo-as e guiando-as (veja João 14:26 ; 15:26; Gálatas 4:6; Efésios 2:18).
Todos os três formam uma tri-unidade, vivendo dentro do outro e trabalhando juntos para cumprir seu plano divíno para o universo (veja João 16:13-15).
A união das três pessoas — Pai, Filho e Espírito Santo — formando um só Deus. Deus é ao mesmo tempo uno e trino (Mt 3.13-17; 28.19; 2Co 13.13).
PROVAS DA TRI-UNIDADE NA BÍBLIA:
Nome de Deus em hebráico (im-indica plural) – Elohyim (Gn. 1:1);
Verbo no plural Façamos… (Gn.1:26);
Expressão como um de nós (plural) – (Gn.3:22);
Verbo no plural – Desçamos (Gn.11:7);
Aparições do Filho de Deus no AT antes (mais tarde chamado de Jesus)
(Reconhecido como Deus e como homem): Deus teria aparência de homem e homem teria aparência divina (Gn.1:27);
Deus e Abraão (Gn.18:2);
Deus e Jacó (Gn.32:24);
Deus e Josué (Js.5:13);
Deus e Israel (Jz.2:4);
Deus e Gideão (Jz.6:21);
Deus e Manoá (Jz.13:3-6);
Deus e deuses? (Sl.82:1);
Deus e homem (Sl.82:6-7);
Deus tem um filho (Pv. 30:4);
Deus fala que olharão para Ele, que é aquele (Jesus) que traspassaram (Zc.12:10);
O Senhor diz que o (outro) Senhor repreenda? 2 Senhores? (Zc.3:2);
Deus Forte se fez menino (Is.9:6);
Por isso Deus, o teu Deus… (Sl. 45:7);
O Eterno, o Senhor, o Criador (3 substantivos seguidos de artigo; 3 pessoas) – (Is.40:28);
TRÊS SIGNIFICADOS_DE IMPORTÂNCIA DA TRI-UNIDADE:
1) Confere a compreensão acerca da natureza de Deus – Também nós somos um formados com um só espirito, alma e corpo e criados à imagem e semelhança de Deus.
2) Deus é triúno, com cada pessoa divina com função e propósito (Criador, Remidor, Consolar); também o homem combina os 3 aspetos (material, espiritual e sentimental).
3)Deus opera na sua Criação-Deus Pai planeia, o Filho é o agente e o Espírito Santo realiza;
Analise os comparativos:
Pai testifica do Filho (Mt.3:17); Filho Testifica do Pai (Jo.5:19); Filho Testificou do Espírito (Jo.14:26); Espírito Testificou do Filho (Jo.15:26).
Atributos Divinos conjuntos da tri-unidade: PAI FILHO ESPIRITO SANTO:
Onipresença: Jr.23:24; Mt.28:20; SI.139:7;
Onipotência: Gn.17:1; Mt.28:18; Lc.1:35;
Onisciência: 1Pe.1:2; Jo.21:17; 1Co. 2:10;
Criador: Gn. 1:1; lo. 1:3; ló. 33:4;
Eternidade: Rm. 16:26; Ap.22:13; Hb. 9:14;
Santidade: Ap. 4:8; At. 3:14; 1 Jo. 2:20;
Santificador: Jo. 10:36; Hb. 2:11; 1 Pe. 1:2;
Salvador: Is. 43:11: 2 Tm.1:1O TI. 3:5;
A Tri-Unidade: Um Ensino Bíblico Difícil de Entender?
Alguns pensam que é uma contradição, enquanto outros acreditam que é um mistério que não cabe ao homem perceber. Ela é explicada como sendo um Deus que existe em três pessoas eternas, simultâneas e distintas, conhecidas como o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Para ajudar a compreender melhor a Tri-unidade, lemos em Romanos 1:20: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas.”
Note-se que este verso diz que a natureza, poder e os atributos de Deus podem ser vistos claramente na criação. O que significa? Devemos estar aptos a aprender sobre os atributos, poder e natureza de Deus observando o que Ele fez? Aparentemente, de acordo com a Bíblia, isto é possível. Quando um pintor pinta um quadro, ele reflete a capacidade e sabedoria do autor. Quando um escultor cria uma obra de arte, o seu coração e a sua mente são as fontes da escultura que surge. A obra é realizada pela sua habilidade criativa. Os criadores de arte deixam suas marcas, coisas que lhes são próprias, algo que reflete o que eles são. O mesmo acontece com Deus.
Deus deixou claramente expressas suas marcas na criação. Basicamente, o universo consiste de três elementos:
- Tempo: Passado / Presente / Futuro
- Espaço: Altura / Largura / Profundidade
- Matéria: Sólido / Líquido / Gasoso
Cada um destes elementos consiste em três componentes. A Tri-unidade, ensina que cada uma dessas pessoas é distinta, ainda que na essência e na natureza sejam um só: Deus.
Com o tempo, por exemplo, acontece o mesmo. O passado é distinto do presente, que é diferente do futuro. Cada um é simultâneo. O presente agora já é passado neste instante, assim como este instante era futuro no passado. Não existem três ‘tempos’, mas um. Isto é, eles compartilham a mesma natureza: o tempo.
Com o espaço, altura é distinta da profundidade, que é distinta da largura. Ainda assim, não temos três ‘espaços’, mas um. Elas têm a mesma natureza: espaço.
Na matéria, sólido não é o mesmo que líquido, que não é o mesmo que vapor. Ainda assim, não temos três ‘matérias’, mas uma. Ou seja, todos compartilham a mesma natureza: matéria. Um exemplo é a água: temos sólido (gelo), líquido (fluido) e gasoso (vapor) – mas a sua composição química é a mesma: H₂O, assim como suas características e atributos. A única diferença é a forma de exposição.
(Extrapolando, diremos que Deus Pai – Poderoso, invisível; Deus Espírito Santo – Poderoso e invisível manifesta-se na nossa consciência; e Deus Filho – Jesus Cristo – Visível, manifestou-se há 2000 anos atrás.)
Note-se que existem três conjuntos de três. Existe uma Tri-unidade, de trindades. Se nós observarmos o universo, verificamos essas qualidades como as marcas de Deus na Sua criação. Isto não é um exercício de observação, mas uma analogia para a defesa da Trindade.
Usemos o ‘tempo’ para ilustrar a Tri-unidade,. Passado + Presente + Futuro daria três tempos? Não, claramente não. Da mesma maneira, o Pai, o Filho e o Espírito Santo não são três coisas ou entidades separadas, mas três pessoas distintas na natureza da divindade.
Deus é uma Tri-unidade, de pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai não é a mesma pessoa que o Filho; o Filho não é a mesma pessoa que o Espírito Santo e o Espírito Santo não é a mesma pessoa que o Pai. Eles estão em perfeita harmonia. Eles são coeternos, co-iguais e co-poderosos. Se qualquer um deles fosse retirado, não haveria Deus.
Existe, aparentemente, uma separação de algumas funções entre os membros da divindade. Por exemplo: o Pai sabe quem será salvo (Efésios 1:4); o Filho os redime (Efésios 1:7); e o Espírito Santo os sela (Efésios 1:13).
Um ponto que é necessário esclarecer é que Deus não é uma pessoa que adquiriu três formas consecutivas, isto é, o Pai tornou-se o Filho, que depois tornou-se o Espírito Santo. Nem é a Tri-unidade, uma associação de três deuses separados (Mormonismo).
(Isaías 43:10; Isaías 44:6; Isaías 45:14,18,21,22; Isaías 46:5,9): “Eu sou o SENHOR e fora de mim não há Deus” (Isaías 45:5).
O NOME DE DEUS
NOMENCLATURA NO ANTIGO TESTAMENTO EM HEBRÁICO (NOME DE DEUS):
Myhla ‘elohiym – plural – o (verdadeiro) Deus (Gn. 1:1);
hwhy Y@hovah – Javé =” Aquele que existe”; o nome próprio do único Deus verdadeiro; nome impronunciável. (Gn.2:4);
ynda ‘Adonay – Senhor-título, usado para substituir Javé como expressão judáica de reverência (Gn.15:2);
NOMENCLATURA NO NOVO TESTAMENTO EM GREGO (NOME DE DEUS):
yeov theos – A divindade suprema; Deus. (Mt. 1:23);
kuriov kurios – (supremacia) – aquele a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão; Mestre, Messias. (Mt.1:20).
IDÉIAS SOBRE A REALIDADE DE DEUS: COSMOVISÃO:
Deus é um ser infinito e pessoal (1 Co.8:6);
O mundo foi criado e é finito (Sl.89:11);
Deus é além do mundo e atua no universo (Rm.1:25);
Os milagres são possíveis e reais (Hb.2:4);
Possuímos alma imortal e corpo mortal (1 Co.15:54);
No destino humano haverá julgamento com recompensas para os justos e juízos para os ímpios(1Pe.4:17)
A origem do mal implica nosso livre arbítrio (Gn.2:17);
No fim, o mal será derrotado por Deus (Ap.3:21);
A base de toda ética é baseada em Deus (2 Co.1:12);
A natureza da ética de Deus é absoluta (Ml.3:6);
Na história e seus objetivos, ela é linear, proposital e determinada por Deus (Is. 14:26).
DEFINIÇÃO DE DEUS NA TEOLOGIA:
Deus é o Ser Supremo Espírito Infinito, Eterno, Imutável em seu Ser, Sabedoria, Poder, Santidade, Justiça, Bondade, Verdade e Amor, Único, Perfeito, Criador e Sustentador do universo, Pessoal e subsiste em três Pessoas ou Distinções: Pai, Filho e Espírito Santo.
DEFINIÇÃO BÍBLICA DE DEUS:
Deus é testemunha entre os homens (Gn.31:50); zeloso (Dt.4:24); misericordioso (DT.4:31); único (Dt.6:4); grande e poderoso (Dt.10:17); perfeito, verdadeiro, justo e reto (Dt.32:4); salvador (2 Sm.22:3); excelso em poder (Jó.36:22); misterioso e eterno (Jó.36:26); justo juiz (Sl.7:11); bem presente (Sl.46:1); santo (Sl.99:9); a verdade real e eterna (Jr.10:10); Espírito (Jo.4:24); Fiel (2 Co.1:18); Poderoso (2 Co.9:8); único (Gl.3:20); Amor (1 Jo.4:8); é verdadeiro em seu Filho Jesus Cristo, o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1Jo.5:20).
EVIDÊNCIAS DE DEUS: (Argumentos de sua existência):
a)Impulsionador Primário:Se tudo é energia, só Deus criou a força para iniciar esta energia geradora de toda a vida.
b) Cosmológico: Existe um universo em vez de não haver nenhum, que deve ter sido causado por algo, além de si mesmo e que precisa continuar existindo; assim, se teve princípio, teve causa e assim só Deus criou esta 1ª matéria.
c) Possibilidade:Todas as partes do universo dependentes entre si e assim, dependem da existência de um ser independente; Deus.
d) Axiológico (grego Áxios-Valor): Deus entende a vida complexa de todos nós, como a complexidade psico-cerebral.
e) Telológico (grego Telos-Finalidade, Propósito):O Universo é um grande projeto complexo, tendo complexidade (muito cheio de elementos) e especificidade (características nítidas e constantes).
f)Ontológico (grego Ontos-realidade, ser perfeito):Deus é um ser absolutamente perfeito; como a existência é uma perfeição, Deus existe.
g) Eficácia da Razão:Razão admite Deus; é irracional pensar que tudo foi feito ao acaso se na vida tudo há propósito.
h) Moral:Moral vem dEle (Rm.2:12-15)-Leis morais implicam um legislador moral; como há uma lei moral objetiva, há um legislador moral que é Deus.
i)Religiosa:Seres humanos precisam de Deus;os que os seres humanos precisam existe;logo,Deus realmente existe.
j) Autoridade:Existência de líderes;Se há a presença de líderes e de liderados, isso reflete que há um líder maior,Deus.
l) felicidade cristã: Senso de Confiança.Testemunhos de pessoas transformadas evidenciam Deus em suas vidas.
m)Argumento da Alegria:Todo desejo tem um objeto real de satisfação;os seres humanos têm um desejo inato e natural pela imortalidade; assim, há uma vida imortal após a morte e consequentemente, a presença de Deus, juiz.
MANEIRAS DE SE REVELAR:
a)Teofanias(manifestações)-Deus próximo,entre anjos, fogo, nuvem,fumaça,zéfiro suave(voz mansa) e Anjo do Senhor(2ª.pessoa da trindade);
b)Comunicações diretas (auto-revelação):Voz audível, Urim e Tumim (peças da roupa do Sumo-sacerdote), sonho, revelação, visão e pelo Espírito Santo.
Milagres (experiência mística): poder de Deus em situações especiais: Maná, sarça ardente, abertura do Jordão;
Escrituras: revelando aspectos de Deus e sua obra; (Hehreus 1.1-2)
ATRIBUTOS DE DEUS (Características Exclusivas):Divide-se em 03 Tipos:
Incomunicáveis, absolutos ou metafísicos: (Não humanos):
Simplicidade(não composto de partes)-Jo.4:24
Unidade(indivisível e uno)-Dt.6:4
Infinidade (nada acima dELe)-At.17:24
Imensidade(Não limitado)
Onipresença(em todo lugar)-Sl.139:7
Imutável(idêntico)-Tg.1:17
Eterno(Atemporal)-Gn.21:33
Onisciente-(Sabe tudo)-Mt.11:21
Onipotente(todo-poderoso)-Ap.19:6
Soberano (Governante supremo do Universo)-Ef.:1
2)Comunicáveis ou pessoais: (Como o homem):
Inteligência:tudo vê e conhece por intuição sem pensar
Vontade: basta querer fazer
3)Morais: (manifesta pessoa moral):
Sabedoria (faz empregar meios mais eficazes e dignos, inteligência infinitamente perfeita)
Bondade-Deus é amor infinito e perfeito;ama as coisas na proporção do valor e mérito; ama a si mesmo e à sua criação
Justiça (age com justiça infinitamente perfeita, pune o mal e recompensa o bem)
Santidade ou Retidão Moral (inteireza de caráter, legítimo, correto)
Amor: (dedicação absoluta de desejar bem do outro)
Verdade: (Concordância e coerência em tudo)
Liberdade (Independência divina de suas criaturas)
NOMES DE DEUS:
Nas escrituras significa mais que uma combinação de sons; representa seu caráter revelado. Deus revela-se a si mesmo, fazendo-se conhecer ou proclamando o seu nome: Nomes de Deus:
El (Deus), Elah, Elohim (aumentativo de El, pra designar Deus supremo, sentido de força e poder), Eloah (Deus da Eternidade);
Jeová (artificialmente criado:YHWH (yahweh)+Adonai (Senhor);
JESUS CRISTO:
NOMENCLATURA NO NOVO TESTAMENTO:
* Ihsouv Iesous, de origem hebraica ewvy – Jesus =” Jeová é salvação”; o filho de Deus, Salvador da humanidade, Deus encarnado.
TÍTULOS:
EMANUEL (Mt 1.23); FILHO DE DAVI (Lc 20.41); FILHO DE DEUS (Jo 1.34); FILHO, DO HOMEM (Mt 25.31); SENHOR (At 2.36); VERBO (Jo 1.1-14= Palavra); SERVO; ( Fp 2.7); SERVO DO SENHOR (Is.53); CORDEIRO de Deus (Jo 1.29); SUMO SACERDOTE.(Hb 7.26; Hb.8.6); MEDIADOR (1Tm 2.5);NAZARENO (At.2:22-36); SALVADOR (Mt.1:18-25);PRINCIPE DA PAZ (Is.9:7).
Jesus Cristo é a segunda pessoa da TRINDADE. Através dele o universo foi criado e é mantido em existência (Jo 1.3; Cl 1.16-17).
Ele é o ANJO do Senhor que aparece no AT (Gn 16:7-11; Gn. 22:11-15; Ex.3:2; Nm.22:23-35; Js.2:1-4; Jz.2:4; Jz.6:11-22; Jz.13:3-21; Sl.34:7; Zc.3:5; Zc.12:8; ). Esvaziou-se da sua glória e se humilhou, tomando a forma de ser humano (Fp 2.6-11). O seu ministério terreno durou mais ou menos 3 anos e meio.
Jesus ensinou a verdade de Deus por preceitos e por parábolas. Ele fez milagres, curando enfermos e endemoniados, fazendo o bem. Foi rejeitado pela maioria do povo e autoridades, submetido à morte de cruz. Foi sepultado, mas ressuscitou ao terceiro dia. Depois subiu ao céu, onde está para interceder pelos seus (Hb 7.25). E o salvo está unido com Cristo, que vive nele pelo seu Espírito (Rm 8.9-11; Gl 2.20; 4.6; Fp 1.19). Na sua segunda vinda Jesus Cristo julgará os vivos e os mortos (2Tm 4.1).
DIVINDADE DE JESUS: Características:
• Como Criador (Cl.1:16; Hb.1:3);
• Seus desígnios (Rm.11:33-36);
• Se fez homem (Lc.1:26-35);
* Ressuscitou (Lc.24:36-53;At.1:3; At.2:22-39; At.3:13-26; At.4:10; At.5:30-32; At.10:39-42; At.13:30-32; At.13:37; Rm.1:4; 1Co.6:14; 1Co.15:15; Cl.2:12; Cl.3:1; 1Ts.4:14-16; Hb.13:20; 1Pe.1:2-3; 1Pe.1:21; 1Pe.3:21-23; Ap.5:6-10; Ap.20:6; );
* Tem todo o poder (Mt.28:18; Fp.2:9-11);
Poder para perdoar pecados (Mt.9:6; Mc.2:1-12; Lc.5:24);
• É sobre todos (At.10:36; Rm.9:1-5).
* Ele é o resplendor da Glória de Deus (Hb.1:3);
* Imagem de si (Hb.1:3; Cl.1:15-19).
PROVAS DO NOVO TESTAMENTO QUE JESUS É DEUS:
Ele se afirmava como Deus:Igualdade com o Pai: (Jo.10:30;Jo.8:58) (viola o sábado)(Jô.5:18; Jô.9:16);enviado (Jo.20:21);defende sua honra divina (Jo.5:23); Conhecer (Jo.8:19); Crer (Jo.14:1); Ver (Jo.14:9)
Sua igreja o adora por quase 2.000 anos;
Jesus foi adorado e servido como Deus pelos anjos (Mt.4:10-11;Lc.4:8;Hb.1:6;);
demônios o reconheceram como divino (Mt.8:29; Mc.1:24; Mc.3:11; Mc.5:7; Lc.4:34; Lc.4:41; Lc.8:28; Tg.2:19);
adorado e reconhecido pelos homens (Mt.14:33; Mt.16:16;Mt.27:54; Mc.15:39; Mc.16:19;Lc.2:26-38; Lc.7:16; Lc.9:20; Jo.9:33; Jo.11:27; Jo.16:30; Jo.20:28; At.7:55-56; Paulo (Fil.2:9;Tito 2:13); João Batista (Lc.3:2);Pedro (Mt.16:15 e At.3:26); Tomé (Jo.20:28);Escritor (Hb.1:8); Estevão (At.7:9); leproso (Mt.8:2); cego (Jo.9:35); discípulos (Mt.14:33;Jo.20:27);
reconhecido por anjos (Mc.1:35; Lc.2:12; Jo.10:33);
JESUS É O (EU SOU):Antigo testamento hyh hayah hyh hayah (EU SOU O QUE SOU) – (Ex.3:14);
O PÃO(Jo:6:35; Jo.6:41; Jo.6:48; Jo.6:51); A LUZ (Jo.8:12;Jo.12:46;); ENVIADO (Jo.8:18); DO CÉU (Jo.8:26) A PORTA (Jo.10:7; Jo.10:9); O BOM PASTOR (Jo.10:11;Jo.10:14);A RESSURREIÇÃO E A VIDA (Jo.11:25); O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA (Jo.14:6); A VIDEIRA VERDADEIRA (Jo.15:1; Jo.15:5) REI (Jo.18:37); SENHOR (At.9:5;At.22:8;At.26:15;); SANTO (1 Pe.1:16); ALFA E ÔMEGA (ETERNO) (Ap.1:8,11,17,18; Ap.21:6; Ap.22:13); RAIZ E GERAÇÃO DE DAVI E ESTRELA DA MANHÃ (Ap.22:16); JESUS COMO A PALAVRA DE DEUS (expressando seu poder, inteligência e vontade, imagem revelada de Deus )
PROPÓSITOS DA VINDA DE JESUS CRISTO:
a) Revelar Deus em si mesmo (Profecias AT: (Dt.29:29;Jó.34:14-16; Dn.2:19; Dn.2:22; Dn.2:28; Dn.2:29; Dn.2:47; Am.3:7; Cumprimento NT: (Mt.10:26;Mt.11:25; Mt.11:27; Mt.16:17; Lc.2:26; Lc.10:21-22; Jo.1:18; Jo.5:19; Rm.16:25; 1Co.2:10; Gl.1:12; Gl.1:16; Ef.1:17; Ef.3:1-5; 1Pe.1:7; 1Pe.1:12-13; 1Pe.4:13; 1Pe.5:1; Ap.1:1).
b) Formar um modelo, glorificado e adaptado ao destino celestial, para os filhos dos homens, serem filhos de Deus (Profecias AT: (Ex.25:9; Ex.25:40; Ex.26:30; Js.22:28; Ez.43:10); Cumprimento NT:(At.7:44; 2Tm.1:13; Hb.8:5-6;Jo.1:2).
c) Destruir o pecado que impedia perfeição humana. (Adão era privado da glória pela justiça original).Profecias AT:(Gn.19:13; Ex.12:13; Ex.15:6; Dt.4:25-26; Dt.12:3; Dt.28:20; Sl.9:5; Sl.54:5; Sl.73:27; Sl.101:8; Sl.143:12; Pv.6:14-15;Pv.21:12; Pv.21:15; Pv.29:1; Ec.5:6; Is.1:28; Is.10:22-23; Is.28:22; Os.4:6; Jó.5:12; Is.25:8); Cumprimento NT: (Mc.1:24; Lc.1:25; Lc.4:34; 1Co.1:19; 2Co.10:4-5; Jd.1:5; 1Co.13:10; 1Co.15:24; 1Co.15:26; 2Ts.2:8; Hb.2:14; Hb.9:26).
MILAGRES DE JESUS CRISTO:
a)exorcismos: Jesus expulsa demônios;
b) curas: Jesus elimina doença/deformação;perdoa pecados-(exceto Jo.9:1-41;
c)ressurreições: Jesus traz de volta a vida dos mortos, (3 casos);
d)milagres sobre natureza: Jesus age sobre os elementos (vento e mar;
e) milagres de transformação: Jesus transforma água em vinho e seca uma figueira;
f) milagres de surgimento: Jesus faz surgir peixes, multiplica pães e peixes e faz aparecer o estáter na boca do peixe;
g) milagres de habilidade: Jesus possui a habilidade de mudar as situações,escapando de perseguidores em Nazaré;aparece e desaparece como ressuscitado, ou saber os pensamentos das pessoas e os atos futuros;
h) milagres de epifania: transfiguração e outros milagres como a voz de Deus, a pomba, o véu do templo que se rasgou, a ressurreição de mortos no momento da crucificação e subida aos céus.
i)Outros milagres desconhecidos: (Jo.21:25).
(CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS – Jesus nasceu!
* Geração de Davi e Abraão:Mt.1:1 e 17; Sl. 89:3; Gn. 22:18;
* Raiz de Jessé: Mt. 1:5 e Is.11:11;
* Nasceu de uma virgem Mt. 1:18 e Is. 7:14;
* Teve uma estrela: Mt. 2:2 e Nm. 24:17;* Nasceu em Belém Mt. 2:6 e Mq. 5:2;
* Recebeu mirra,incenso, ouro Mt. 2:11 e Ct. 1:3 e SI. 45:8;
* Ele foi para o Egito Mt. 2:13 e Os. 11:1;
* Ele voltou do Egito Mt. 2:15 e Nm. 4:22;
* Escapou da morte quando criança.Mt. 2:16 e Ex. 1:16;
* Raquel chorou Mt. 2:18 e Jr. 31:15;
* Ele seria Galileu Mt. 2:22 e Is. 9:1;
* Habita em Nazaré,desprezo: Mt.2:23 e Is.53:3; SI.22:6;
* Teria o precursor João Batista Mt. 3:1 e Ml. 3:1; Is. 40:3;
* Pregaria o Reino de Deus. Mt. 3:2 e Dn. 2:44;
* Espírito Santo viria sobre Ele como pomba Mt. 3:16 e Gn. 8:8;
* Seria filho amado. Mt. 3:17 e Is. 42:1;
* Seria levado ao deserto Mt. 4:1 e Lv. 16:21;
* Fica 40 dias com fome;Mt.4:2 e Nm. 14:33-34 e Dt. 8:2;
* Tentado a transformar pedras em pães. Mt. 4:3 e Zc. 3:9:
* Disse que o homem viveria da Palavra Mt. 4:4 e Dt. 8:3;
* Disse aos anjos está ordenado: Mt. 4:6 e SI. 91:11-13:
* Disse não tentarás o Senhor… Mt. 4:7 e Dt. 6:16;
* Só a Deus adorarás Mt. 4:9-10 e Dt. 6:13 e Dt. 10:20;
* Foi servido pelos anjos Mt. 4:11 e Sl.103:21;
* Retirou-se para Galiléia Mt. 4:12-15 e Is. 9:1-2;
* Pregava o arrependimento: Mt. 4:1 e Dn. 7:27;
* Disse para irmos a Ele. Mt. 4:19 e Is. 1:18;
* Mandou acautelar-vos de falsos Mt. 7:15 e Ez. 22:27;
* Disse ao leproso e quis curá-lo. Mt. 8:2 e 2 Rs. 5:3-7;
* Achou fé nos gentios Mt. 8:11 e Is. 49:12;
* Tomou nossas dores e enfermidades Mt. 8:17 e Is. 53:4:
* Mandou vir a ele os cansados; Mt. 11:28-30 e Is. 53;
* Beber o cálice Mt. 20:22 e Jr. 49:12;
* Jumento preso Mt.2 1:2/ Gen. 49:11; Is. 62:11 e Zc. 9:9;
* Pedra angular rejeitada Mt. 21:41 e Sl.118:22-23;
* Disse Assenta-te a minha direita Mt. 22:44 e Sl. 110:1
* Disse um só é o vosso mestre Mt.23:8 e Sl.133:1 e Sl.22:22;
* Jesus filho do homem Mt. 25:31 e joel 3:2;
* Traído Mt.26:23 e Prov.1:18-19; Sl.41:9; Sl.55:12-14;
* Sangue da nova aliança Mt. 26:2 e Ml.4:4 e Dt 4:23;
* Cálice amargo: Mt. 26:39 e Jr. 49:11-12 e Jr.25:15;
* Morto entre ladrões Mt. 2:44 e Jr. 48:2;
* Autoridade para perdoar pecados. Mc. 2:10 e Jr. 31:34;
* Luz do Mundo Lc. 1:7-9 e Is. 60:1-2;
* Cordeiro de Deus. João 1:29 e Gn. 22:8;
* Ressuscitador Jô. 5:21 e 1 Sm. 2:6;
* Juiz – Jo.5:27 e Jl. 3:2; 2 Tm.4:1 e Is.33:22;
* Escrevia com o dedo em terra Jô.8:6 e Jr.1:13;
* Luz do Mundo Jô.8:12, At.13:4 e Is.60:1-2;
* Alegria de Abraão Jo.8:56 e Gn.18:1 e 17-18;
* O EU SOU Jo.8:58 e Ex. 3:14; Dt.32:29; Is. 43:10;
* A PORTA Jo.10:9 e Ez.3:31;
* O BOM PASTOR Jo. 10:11 e SI. 23:1;
* O CAMINHO Jo.14:6 e Os. 13:4;
* Convencedor do Pecado Jo.16:8 e Mq.3.8;
* Glorificado do Pai Jo.1:1-5; Is.42:8, Is. 48:11; Gen.1:1
* Túnica rasgada Jo.19:23-24 e Gn. 3:23;
* Ferido com lança ao lado Jo. 19:34 e Ex. 7:17;
* Não me detenhas; ainda não subi. Jo.20:17 e Gn.24:56;
* Mistério da Escritura – Jo. 21:25 e Dt. 29:29;
* Mesa do Senhor(Ceia) Mal.1:7 e 12 e 1 Co.10:21;
* Zeloso pelas coisas divinas – Sl.69 e Jo.2:15-17;* Milagres Is.35:5 e 32:3,4 e Mt.9:32 e Mc.7:33-35;
* Parábolas:Sl. 78:2 e Mt.13:34;
* Pedra de tropeço aos judeus Sl. 118:22 e Rm.9:32;
* Ressuscitou – Sl.16:10; Sl.30:3 e At.2:31;At.13:33;
* Ascensão – Sl.68:18 e At.1:9;
* À destra de Deus – Sl.110:1 e Hb.1:3 e Mc.16:19;
* Dinheiro atirado – Zc.11:13 e Mt.27:5;
* Preço dado ao oleiro – Zc.11:13 e Mt.27:7;
* Abandonado – Zc.13:7 e Mc. 14:50;
* Acusado por falsos – Sl.35:11e Mt.26:59,60;
* Mudo perante acusadores – Is.53:7 e Mt.27:12;
* Ferido e arranhado – Is.53:5 e Zc.13:6 e Mt. 27:26;
* Espancado e cuspido-Is.50:6; Mq.5:1; Mt.26:67 e Lc.22:63;
* Objeto de zombaria-Sl.22:7,8 e Mt.27:31;
* Caiu sob a cruz – Sl.109:24,25 e Jo.19:17,Lc.23:26;
* Mãos e pés furados- Sl.22:16; Zc.12:10 e Lc.23:33;
* Crucificado entre ladrões-Is.53:12 e Mt.27:38;
* Intercedeu pelos perseguuidores-Is.53:12 e Lc.23:34;
* Rejeitado pelo povo-Is.53:3; Sl. 69:8 e Jo.7,5;Mt.21:42;
* Odiado sem motivo-Sl.69:4 e Is.49:7 e Jo.15:25;
* Amigos à distância-Sl.38:11 e Lc.23:49;
* Menearam a cabeça-Sl.109:25;Sl.22:7 e Mt.27:39;
* Observado pelas pessoas-Sl.22:17 e Lc.23:35;
* Roupas sorteadas-Sl.22:18 e Jo.19:23,24;
* Sofreu sede-Sl. 69:21 e Sl.22:15 e Jo.19:28;
* Fel e vinagre oferecidos-Sl. 69:21 e Mt.27:34;
* Grito de abandono-Sl.22:1 e Mt.27:46;
* Entregou-se a Deus-Sl.31:5 e Lc.23:46;
* Ossos sem quebrar-Sl.34:20 e Jo.19:33;
* Colapso cardíaco-Sl.22:14 e Jo.19:34;
* Traspassado Zc. 12:10 e Jô.19:34;
* Trevas sob a terra-Am. 8:9 e Mt.27:45;
* Em túmulo rico Is. 53:9 e Mt. 27:57;
O ESPIRITO SANTO
NOME NO ANTIGO TESTAMENTO:
* xwr ruwach vdq qodesh – Espírito Santo (Sl.51:11; Is.63:10-11).
NOME NO NOVO TESTAMENTO:
* pneuma pneuma agiov hagios – Espírito Santo.
ESPIRITO SANTO É:
É uma pessoa; exerce atributos de personalidade:a)Mente (Rm.8:27); b) Vontade (1 Co.12:11); c) Sentimento (Ef.4:30); A Ele são atribuídos atividades pessoais: a) Revela (2Pe.1:21); b) Ensina (10.14:26); c) Clama (Gl.4:6); d) intercede (Rm.8:26); e) fala (Ap.2:7); f) Ordena (At.16:6,7); g) testifica (1Jo.15:26); h) se entristece (Ef.4:30); i) se
Além disso, Ele cria (Gn.1:2), regenera (Jó.33:4) e ressuscita (10.3:5-8;Rm.8:11) sendo classificado com o Pai e o Filho.(1Co.12:4-6; 2Co.13:13; Mt.28:19; Ap.1:4).
Consolador (Nos ajuda, ensina, guia e está conosco para enfrentar o mal (Jo.14:16)-Consolador-Parácleto, no grego-Nos tribunais antigos,um amigo era chamado para eventualidades (Advocatus-latim), assistiam seus amigos por amor e consideração, ajudando nos sábios conselhos, amparando nas provas, dificuldades e perigos, sem recompensa ou remuneração.
Conhecido por Espírito da PromessaSua graça e poder são algumas das bênçãos prometidas no Antigo Testamento. (Ez.36:7 e Joel 2:28);
Conhecido por Espírito da VerdadeVeio revelar o filho, como intérprete celestial. abrindo a mente dos homens para Cristo, guiando à verdade (Jo.16:13).
Conhecido por Espírito da Graça Dá graça ao homem para que se arrependa; concede poder para santificação, perseverança e serviço (Quem se afasta dele, se separa da misericórdia de Deus.(Hb.10:29; Zc.12:10);
Conhecido por Espírito da VidaCriador que preserva a vida natural (Rm.8:2; Ap.11:1); 1) Espírito de Adoção (Rm.8:15)-Ele testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus.
Símbolos:
a) Fogo (Is. 4:4; Mt.3:1 1; Lc.3:16)-limpeza, purificação, intrepidez ardente, zelo produzido pela unção, pois o fogo aquece, ilumina, espalha-se e purifica (Jr.20:9);
b)Vento (Ez.37:7-10; Jo.3:8,At.2:2)-Obra regeneradora do Espírito,de maneira misteriosa e independente, penetrante, purificante e vivificante.
c) Agua (Ex. 17:6; Ex.36:25-27;47:1; Jo.3:5; 4:14; 7:38,39)-Fonte de água viva, mais pura, rio da vida inundando nossas almas, limpando a poeira do pecado, refrescando, saciando a sede, tornando frutífero o estéril, purifica o que está sujo e restaura a beleza. “água viva”correnteza que não está parada como a água fétida de cisternas e brejos; representa a novidade de vida, a cada dia.
d) Selo (Ef.1:13; 2Tm.2:1 9)-Expressa: Possessão – sinal seguro de propriedade divina (2 Tm.2:19; Ef.1:13; Ap.7:3); Penhor ou herança, garantia da glória vindoura; zelo pela impressão (Et4:30).
e) Azeite – (Símbolo mais comum e conhecido, simbolizando utilidade, frutificação, beleza, vida e transformação. Era usado para alimento, iluminação, lubrificação, cura e alívio da pele. Assim, o Espírito fortalece, ilumina, liberta, cura e alivia a alma.
f) Pomba – Significa brandura, doçura, amabilidade, inocência, suavidade, paz, pureza e paciência.Tradução judáica:”o Espírito pousou como pomba sobre as águas.(Gn.1:2)
“A pomba que Noé soltou, simboliza a graça de Deus que achou ramo verde.(Gn.8:8)
REFERENCIA DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO:
GN 1:2- E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
EX 31:3- E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor;
NM 11:17 – Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do Espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho.
JZ 3:10 – E veio sobre ele o Espírito do SENHOR, e julgou a Israel, e saiu à peleja;
JZ 14:6 – Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.
1 SM 10:6- E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem.
1 SM 11:6- Então o Espírito de Deus se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras; e acendeu-se em grande maneira a sua ira.
1 SM 16:13 – Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
2SM 23:2 – O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.
NE 9:20 – E deste o teu bom Espírito, para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede.
NE 9:30 – Porém estendeste a tua benignidade sobre eles por muitos anos, e testificaste contra eles pelo teu Espírito, pelo ministério dos teus profetas; porém eles não deram ouvidos; por isso os entregaste nas mãos dos povos das terras.
SL 33:6 – Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.
SL 104:30 – Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.
SL 139:7- Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?
SL 143:10 – Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.
IS 11:2 – E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR,o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
IS 32:15 – Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque.
IS 40:13 – Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou? Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?
IS 42:1 – EIS aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu Espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.
IS 44:3 – Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.
IS 48:16- Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu Espírito.
IS 59:19 – Então temerão o nome do SENHOR desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira.
IS 59:20-21- E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão, diz o SENHOR. Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: o meu espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se desviarão da tua boca nem da boca da tua descendência, nem da boca da descendência da tua descendência, diz o SENHOR, desde agora e para todo o sempre.
IS 61:1 – O ESPIRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
IS 63:10- Mas eles foram rebeldes;contristararn seu Espírito Santo; por isso se lhes tomou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles. Todavia se lembrou dos dias da antiguidade, de Moisés, e do seu povo, dizendo: Onde está agora o que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde está o que pôs no meio deles o seu Espírito Santo?
IS 63:14- Como o animal que desce ao vale, o Espírito do SENHOR lhes deu descanso; assim guiaste ao teu povo, para te fazeres um nome glorioso.
EZ 3:12 – E levantou-me o Espírito, e ouvi por detrás de mim uma voz de grande estrondo, que dizia: Bendita seja a glória do SENHOR, desde o seu lugar.
EZ 8:3 – E estendeu a forma de uma mão, e tomou-me pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre aterra e o céu, e levou-me a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte,
EZ 36:27 – E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
EZ 37:1 – VEIO sobre mim a mão do Senhor e ele me fez sair no Espírito do Senhor;me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos.
EZ 37:9 – E ele medisse: Profetiza ao Espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao Espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó Espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
JL 2:28 – E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
MQ 2:7 – O vós que sois chamados casa de Jacó, porventura encurtou-se o Espírito do SENHOR? São estas as suas obras? E não é assim que fazem bem as minhas palavras ao que anda retamente?
MQ 3:8 – Mas estou cheio do poder do Espírito do Senhor, de juízo e força, p/anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.
AG.2:5- Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais.
ZC.4:6- E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força riem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.
ZC.7:12 – Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiros profetas; daí veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos.
ZC 12:10- Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
Por Samuel Pereira